Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Processo Seletivo Regular Unificado (PSR) para o ano de 2021 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos podem se inscrever até o dia 5 de junho, sem precisar pagar nada para participar.

Abertas inscrições para o PSR 2021 da Ufopa

As inscrições no PSR podem ser feitas através do site da Ufopa.

Neste processo seletivo, podem se inscrever apenas os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, serão aceitas somente as duas edições mais recentes do Enem, a de 2019 e 2020. Os candidatos devem ter retirado uma nota mínima de 450 pontos na redação e mais 400 pontos nas demais provas objetivas.

Até o momento, a Ufopa não divulgou a data da publicação dos aprovados neste processo seletivo. Mas a Universidade afirmou que serão realizadas pelo menos duas convocações, e o início do período letivo está marcado para acontecer no próximo dia 5 de outubro.

Abertas inscrições para o PSR 2021 da Ufopa

Neste processo seletivo, estão sendo oferecidas  1.405 vagas no PSR. Do total de vagas, 706 são reservadas para o sistema de ingresso por cotas sociais, destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei de Cotas.

Todas as vagas são os cursos de graduação da Ufopa, tanto para o campus-sede, em Santarém, quanto para os demais campi, localizados em Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre, Alenquer, Itaituba e Juruti. Além disso, a instituição divulgou cursos novos para esta seleção: Engenharia Mecânica, pelo Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), e Ciências Ambientais, pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).