Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) do 2º semestre este ano de 2023. De acordo com as informações que constam no edital deste processo seletivo, os interessados deverão se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 30 de junho. Os candidatos não precisam pagar nada para se inscrever.

Abertas inscrições para o ProUni 2023/2

As inscrições devem ser feitas através deste site.

Segundo os dados que já haviam sido divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas, através do ProUni 2023/2, .566 bolsas, sendo 215.530 bolsas de estudo integrais (100%) e 61.036 parciais (50%).

O tipo de bolsa depende da situação financeira dos candidatos no momento da inscrição. Aquelas que oferecem as vagas integrais podem ser acessadas pelos candidatos que possuem renda máxima de um salário mínimo e meio per capita. Já as bolsas de 50% são destinadas aos candidatos que possuem renda máxima de até três salários mínimos per capita.

Além de ter feito a prova do Enem, os candidatos devem ter obtido média de pelo menos 450 pontos na prova, além de não ter zerado a prova de redação. O regulamento do ProUni também define algumas prioridades para obtenção dessas vagas, incluindo as seguintes:

Abertas inscrições para o ProUni 2023/2

A ordem de prioridade é a seguinte:

•     Professor da rede pública de ensino, exclusivamente, para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
  •     Candidato que estudou todo o ensino médio na rede pública;
  •     Estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  •     Candidato que estudou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  •     Estudante que cursou o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  •     Candidato que estudou o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.