Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não conseguiram uma vaga nas instituições públicas que disponibilizaram suas oportunidades através do SiSU já podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) do 1º semestre de 2023. De acordo com o cronograma oficial, os interessados devem se inscrever até o próximo dia 3 de março.

Abertas inscrições para o ProUni 2023/1

As inscrições devem ser feitas através do site do ProUni.

Para acessar o formulário de inscrição, assim como acontece com os outros programas do governo, será preciso informar o login e a senha do portal gov.br, o mesmo utilizado para se inscrever no Enem. Depois disso, os candidatos terão já que informar alguns dados adicionais, como renda familiar per capita e sinalizar a opção de concorrência.

Após este procedimento, os candidatos terão que escolher duas opções de curso, sendo que o sistema permite a busca por curso/turno/instituição. A ordem deve ser a de preferência, portanto os candidatos vão concorrer na sua primeira opção e depois na segunda opção.

Abertas inscrições para o ProUni 2023/1

Para se inscrever, os candidatos devem preencher os seguintes critérios:

• Professor da rede pública de ensino, exclusivamente, para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
  • Candidato que estudou todo o ensino médio na rede pública;
  • Estudante que cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Candidato que estudou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Estudante que cursou o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Candidato que estudou o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

O resultado final está previsto para ser publicado no dia 7 de março, com prazo para comprovar as informações prestadas até o dia 16 de março. A 2ª chamada está prevista para ser liberada no dia 21 de março.