Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021 referente as vagas abertas no 1º semestre. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, os interessados podem se inscreve até o dia 15 de janeiro, seguindo as mesmas regras de outras edições do programa.

Abertas inscrições para o ProUni 2021/1

As inscrições devem ser feitas através do site do ProUni.

Para este ano, a mudança mais significativa para quem está se inscrevendo no programa quando comparado com outras edições é o fato de que os estudantes não vão conseguir utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio correspondente, já que O ENEM 2020 terá as provas acontecendo apenas nestes meses de janeiro e fevereiro, com previsão de resultado apenas para abril.

Portanto, para essa edição do ProUni, os candidatos devem obrigatoriamente ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, que foi a de 2019. Somente essa nota será levada em consideração para que os candidatos possam concorrer as vagas disponíveis no ProUni 2021/1.

Quem pode se inscrever no ProUni 2021/1?

Abertas inscrições para o ProUni 2021/1

As regras continuam as mesmas da edição passada. Podem se inscrever os candidatos que tiverem obtido média mínima de 450 pontos nas provas do Enem 2019 e que não tenham zerado a redação da mesma prova. Além disso, os candidatos devem se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações:

• Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio com bolsa integral em colégio particular.
  • Alunos que fizeram o ensino médio parcialmente em escola pública e parte em colégio particular com bolsa integral.
  • Pessoas com Deficiência (PcD);
  • Professores da rede pública de ensino, que estejam em exercício na educação básica e que integrem o quadro permanente da instituição.

Em relação a renda, os candidatos devem se enquadrar em uma das seguintes situações:

• Bolsas de 100%: Renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família
  • Bolsas de 50%: Renda de até 3 salários mínimos por pessoa da família

A lista com os aprovados em 1ª chamada neste processo seletivo deve ser divulgada no dia 19 de janeiro. Aqueles que forem aprovados deverão comprovar as informações até o dia 27 do mesmo mês.

A segunda chamada está prevista para o dia 1º de fevereiro, com confirmação de informações acontecendo até o dia 9 do mesmo mês. Quem não for convocado em nenhuma das chamadas regulares poderá se inscrever na lista de espera. A manifestação de interesse será em 18 e 19 de fevereiro. A relação dos candidatos sairá no dia 22 seguinte.