Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) referente as vagas abertas para o 2º semestre de 2020. De acordo com as informações que constam no calendário oficial desta seleção, os candidatos poderão se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 17. Foram colocadas mais de 167 mil vagas disponíveis no sistema.

Abertas inscrições para o ProUni 2020/2

As inscrições devem ser feitas através do site do ProUni.

O programa oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior espalhadas pelo Brasil. De acordo com o MEC, na 2ª edição deste ano de 2020 estão sendo oferecidas 167.780 bolsas no total, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais. As bolsas de 100% são voltadas para quem tem renda per capita de até um salário mínimo e meio, já o benefício de 50% tem como renda máxima três salários mínimos.

Para participar, os candidatos devem obrigatoriamente ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Na prova, ele ter obtido uma média de pontos mínima de 450 e não pode ter zera,do a prova de redação. Além disso, os candidatos não podem ter curso superior e devem estar enquadrados em uma das seguintes categorias:

– Ter estudado o ensino médio todo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular

– Ter alguma deficiência

– Ser professor de rede pública em exercício do magistério (categoria em que não há comprovação de renda)

Abertas inscrições para o ProUni 2020/2

No momento da inscrição os candidatos deverão preencher um formulário eletrônico com informações referentes a sua família e também ao rendimento de todos os integrantes. Essas informações deverão ser comprovadas posteriormente, caso o candidato seja selecionado para uma das vagas.

Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso /  turno / instituição. Essas inscrições poderão ser alteradas durante todos os dias de inscrição. O MEC vai divulgando prévias das notas de corte ao longo da semana.

O resultado com os aprovados em 1ª chamada deve ser liberado no dia 21 de julho. Os candidatos deverão confirmar todas as informações do sistema junto as instituições de ensino até o dia 28 seguinte. A 2ª chamada está prevista para ser liberada no dia 4 de agosto.