Estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em participar do Programa de Ingresso Seletivo Misto (UFJF) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para o ano de 2024. De acordo com as informações que foram divulgadas pela Universidade, as inscrições seguem sendo recebidas até o dia 13 de setembro.

Abertas inscrições para o Pism 2024 da UFJF

As inscrições devem ser feitas através deste site.

Estão sendo oferecidas, através deste processo seletivo, oferece 2.303 vagas. Do total das oportunidades, 1.081 são para ampla concorrência e 1.222 reservadas para cotas. Após a inscrição, o candidato deve escolher um dos grupos abaixo para participar do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism):

• Grupo A: Candidatos negros e indígenas, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Grupo A1: Candidatos com deficiência negros ou indígenas, que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Grupo B: Candidatos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Grupo B1: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Grupo C: Ampla concorrência;
  • Grupo D: Candidatos negros ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Grupo D1: Candidatos com deficiência negros ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Grupo E: Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Grupo E1: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Grupo F: Ação afirmativa própria da UFJF que estende os grupos de cotas, destinando vagas a candidatos surdos exclusivamente para o Curso de Letras-Libras.

Resumo:

Abertas inscrições para o Pism 2024 da UFJF

Os candidatos terão que fazer as provas em dois dias, sendo que o 1º dia é destinado aos candidatos dos Módulos I e II, que irão realizar as provas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e Química. Já no 2º dia, serão as provas de Literatura, Biologia, Física e História.

Na avaliação do Módulo III, os candidatos também terão que responder as questões de Sociologia e Filosofia. Além disso, as questões discursivas abordam temas como saúde, administração e economia.

Segundo as orientações que constam no edital deste processo seletivo, o exame do Pism terá início 13h30 e se estenderão até as 17h30.

O resultado final do módulo III deve sair no dia 28/02/2024. Já o resultado final dos módulos I e II deve sair no dia 05/04/2024.