Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Programa de Acesso ao Ensino Superior (Paes) referente às vagas que serão abertas no ano de 2021 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados podem se inscrever até o dia 27 de novembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 85.

Abertas inscrições para o Paes 2021 da UEMA

As inscrições devem ser fitas através do site da UEMA.

Vagas

Seguindo o quadro de vagas publicado no edital deste processo seletivo, os candidatos poderão concorrer a um total de 4.080 oportunidades nos cursos oferecidos pela UEMA. Além disso, a seleção contará ainda com mais 855 vagas para cursos que são oferecidos na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Dentre as vagas, existe reserva para candidatos que se enquadrem no Sistema Especial de Reserva de Vagas, seguindo os seguintes critérios:

  • 10% – estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas que cursaram o ensino médio em escolas públicas
  • 5% – pessoas com deficiência
  • 20% – candidatos negros

Processo seletivo

Abertas inscrições para o Paes 2021 da UEMA

O processo seletivo acontecerá em dois dias diferentes: 28 de fevereiro e 1º de março de 2021. O objetivo é que os candidatos possam ser mais bem acomodados em diferentes datas para evitar aglomeração em uma mesma sala.

Os candidatos terão que responder a um total de 44 questões objetivas. Além disso, os candidatos também terão que produzir uma redação. A prova será aplicada somente no turno da tarde, com início previsto para as 18h.

Para as provas a UEMA vai exigir as leituras das seguintes obras literárias: Macunaíma, de Mário de Andrade e Esconderijos do tempo (Coletânea de poemas), de Mário Quintana. Para o curso de Música (licenciatura) também haverá prova de Habilidade Específica no dia 1º de janeiro.

A lista dos aprovados deve ser liberada no dia 2 de abril.