Estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em participar da seleção para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023, programa que permite com que os alunos  tenham parte ou o valor integral da mensalidade paga nas instituições privadas durante os seus estudos, e posteriormente paguem este financiamento em um período maior que o semestres cursados.

Abertas inscrições para o Fies 2023/1

As inscrições podem ser feitas através deste site.

Para participar do programa de financiamento, os candidatos devem se inscrever no sistema até o dia 10 de março, sendo que todo o procedimento funciona de uma forma muito parecida tanto com o ProUni quanto do Fies, com a possibilidade de escolher duas possibilidades de cursos e instituições.

As principais datas do cronograma do Fies 2023/1 são as seguintes:

• Inscrições: 7 a 10 de março
  • Resultado da classificação e da pré-seleção: 14 de março
  • Complementação de informações: 15 a 17 de março
  • Pré-seleção da lista da lista de espera: 21 de março a 18 de maio

Abertas inscrições para o Fies 2023/1

Podem participar do processo seletivo somente os candidatos que fizeram pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo qualquer edição a partir do ano de 2010. Além disso, na edição escolhida os candidatos devem ter conseguido tirar pelo menos 450 pontos na média das provas, e não ter zerado a prova de redação.

Além disso, no momento em que os candidatos vão assinar o contrato de financiamento devem comprovar que têm renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A seleção acontece mediante classificação dos inscritos em cada curso, levando em consideração as notas das provas do Enem. Ao longo dos dias com o sistema aberto, os candidatos poderão ir conferindo as notas de corte que vão sendo alteradas na medida em que aquela opção vai recebendo novos inscritos e mudar sua opção.