Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Todos os participantes que desejam participar da prova devem fazer sua inscrição até o dia 21 de maio, incluindo aqueles que já conseguiram o benefício da isenção do pagamento da taxa. Para aqueles que terão que pagar a inscrição, o valor é de R$ 85, que pode ser pago via boleto, pix e cartão de crédito.

Abertas inscrições para o Enem 2022

As inscrições devem ser feitas pela Página do Participante do Enem.

Neste mesmo período, além dos participantes que desejam fazer a sua inscrição convencional, os candidatos também podem fazer a sua inscrição com treineiros. Nesta modalidade, podem participar apenas os candidatos que estão cursando o ensino médio e que ainda não vão concluir a etapa no final deste ano. Neste caso, os candidatos apenas fazem as provas, sem concorrer às vagas.

Para se inscrever, assim como aconteceu nas edições passadas, os candidatos devem ter cadastro no portal gov.br, ou então fazer a sua inscrição antes de entrar no site do Enem. No momento da inscrição, os candidatos terão que preencher uma série de itens, incluindo CPF, RG, sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, cidade e estado de nascimento, língua estrangeira para fazer a prova, foto de rosto em fundo branco, além de preencher o questionário socioeconômico.

Além disso, no momento da inscrição os candidatos também podem optar se desejam participar da edição convencional do Enem, no qual as provas são aplicadas da forma convencional impressa, ou então na modalidade digital, na qual os candidatos fazem as provas em um computador, no formato digital, mas mesmo assim em locais específicos.

Abertas inscrições para o Enem 2022

No momento da inscrição os candidatos também podem indicar se precisam de algum tipo de atendimento especializado durante as provas. Podem solicitar estes atendimentos pessoas que sejam gestantes ou lactantes, idosos, pessoas em classe hospitalar e pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, entre outras.

As provas estão previstas para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos. As provas serão divididas da seguinte forma:

  • 13/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
  • 20/11, das 13h às 18h30:  45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza