Os alunos interessados em participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016, já podem se inscrever. O prazo começou nesta segunda-feira dia, 9 de maio, e termina no próximo dia 20, com o sistema encerrando as inscrições as 23h59 este dia. As inscrições acontecem exclusivamente pelo site do ENEM.

Abertas inscrições para o Enem 2016

Para participar, além de preencher corretamente todos os dados do cadastro, os estudantes também deverão realizar o pagamento do valor de R$ 68 como taxa de inscrição. De acordo com os dados que foram divulgados pelo Ministério da Educação, a expectativa é que 8 milhões de pessoas se inscrevam.

Como fazer a inscrição no Enem 2016?

Os estudantes devem acessar o site acima e fornecer alguns dados que são solicitados no processo de inscrição, começando pelo CPF do interessado. Além disso, também será necessário informar o número da carteira de identidade e um e-mail válido. Também será preciso criar uma senha de acesso.

O processo de inscrição também solicita algumas outras informações, tais como dados pessoais e também dados escolares. Durante esta etapa os alunos também devem escolher qual a língua estrangeira preferida para a prova, bem como se o participante precisa ou não de algum atendimento especial. Nesta etapa os alunos também devem indicar se precisam da nota do ENEM para certificação no Ensino Médio.

Como funciona a isenção no pagamento da taxa?

Todos os alunos que se declararem como estudantes de escola pública que estão concluindo o ensino médio neste ano de 2016 não precisam pagar a taxa de inscrição. Os candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular e que possuem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa poderão solicitar a gratuidade, mediante declaração de carência socioeconômica. O mesmo vale para estudantes com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou total de três salários mínimos.

Os alunos que conseguiram a isenção no ano de 2015 e que não compareceram na prova não podem mais solicitar a liberação do pagamento da taxa de inscrição no Enem.

Cartão de confirmação

Abertas inscrições para o Enem 2016 2

O cartão de confirmação é o documento oficial que comprova a inscrição do participante no Enem. Este documento não está sendo enviado mais pelos correios, sendo encaminhados apenas pelo e-mail informado no momento da inscrição.

As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.