Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas no cronograma oficial destas provas, os candidatos podem se inscrever até o dia 4 de junho. Não é cobrado nada na inscrição destas provas.

Abertas inscrições para o Encceja 2022

As inscrições devem ser feitas através do site do Encceja.

No momento da inscrição, os candidatos deverão informar os números dos seus documentos, como o CPF e também a identidade. Além disso, no questionário de inscrição os candidatos deverão informar outros dados pessoais também, como telefone e e-mail, e a cidade onde deseja realizar a prova – são mais de 600 opções.

Para tentar completar o ensino fundamental, os candidatos devem ter pelo menos 15 anos completos até o dia 28 de agosto. Já para tentar completar o ensino médio, os candidatos devem ter pelo menos 18 anos completos até o dia 28 de agosto

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 28 de agosto, um domingo, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. Os participantes responderão quatro provas objetivas e uma prova de redação. A aplicação das provas conta com disciplinas que variam de acordo com nível de ensino.

As provas serão distribuídas pelos dois turnos, sendo que cada uma delas contará com 30 questões objetivas. Em ambos os casos, os candidatos terão que fazer a sua prova de redação no turno da tarde.

Abertas inscrições para o Encceja 2022

A prova será divida da seguinte forma:

Ensino Fundamental

  • Matutino – Ciências Naturais e Matemática – 60 questões
  • Vespertino – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia – 60 questões

Ensino Médio

  • Matutino – Ciências da Natureza e Matemática – 60 questões
  • Vespertino – Redação e Linguagens e Códigos; e Ciências Humanas – 60 questões

O resultado final das provas ainda não possuí data para ser divulgado. Para que os estudantes possam ser aprovados e receber o certificado é preciso tirar, pelo menos, 100 pontos em cada uma das provas objetivas e 5 pontos ou mais na redação.