Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, de responsabilidade do Inep. De acordo com as informações que foram divulgadas, os interessados em participar das provas referentes ao ano passado devem se inscrever até o dia 22 de janeiro.

Abertas inscrições para o Encceja 2020

A inscrição deve ser feita através do site do Encceja.

A inscrição é gratuita para qualquer interessado em participar. Mas é preciso ter atenção. Caso a pessoa tenha se inscrito para o Encceja 2019 e não tenha comparecido ao exame e nem justificado sua ausência, terá que realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 40 para conseguir se inscrever novamente.

Para se inscrever, os candidatos precisam informar o número do seu CPF e também do documento de identidade. Além disso, no momento da inscrição, os candidatos também precisam informar o seu número de telefone atual e e-mail, já que os contatos, caso necessários, acontecem através destes meios.

Apesar de acontecer somente em 2021, as próximas provas serão referentes ao processo do ano de 2020, que não foi realizado em função da pandemia do coronavírus. O Encceja segue sendo voltado as pessoas que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou o ensino médio na data prevista.

Abertas inscrições para o Encceja 2020

Para fazer as provas do ensino fundamental, os candidatos devem ter 15 anos ou mais no momento da prova, que será no dia 25 de abril de 2021. Já para conseguir fazer a prova do ensino médio, os candidatos devem ter 18 anos ou mais, também até o dia de realização do exame.

A prova está marcada para acontecer no dia 25 de abril, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. As provas contarão com questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas) e uma redação. As disciplinas são diferentes de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas serão distribuídas pelos dois turnos.

Os candidatos precisam tirar, no mínimo, 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na prova de redação para que ele possa ser considerado como aprovado no Encceja 2020.