Os interessados em participar da turma 2018 do Cursinho Solidário, que acontece no estado do Paraná, já podem se inscrever. De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pelo cursinho, os candidatos poderão se inscrever até o dia 31 de julho. Serão abertas 100 vagas para a turma deste ano.

Abertas inscrições para o Cursinho Solidário do Paraná

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site do Cursinho Solidário.

Os interessados em concorrer a uma das vagas deverão realizar o pagamento de uma taxa de participação no valor de R$ 50. O projeto é destinado aos estudantes que tenham feito o ensino médio em escolas públicas (assim com os que estão matriculados no 3º ano) e que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Como geralmente o cursinho conta com mais inscritos do que vagas, os responsáveis fazem um processo de seleção, que é dividido em duas etapas diferentes. A primeira delas está agendada para o dia 19 de agosto, e a segunda para o dia 1º de setembro.

Abertas inscrições para o Cursinho Solidário do Paraná

A primeira etapa da seleção terá 48 questões objetivas de Matemática, Português, Química, Física, Biologia, História e Geografia. A segunda fase do processo seletivo é uma entrevista socioeconômica. Haverá um questionário, entrega de documentos e conversa com assistente social.

O resultado está agendado para ser liberado no dia 4 de setembro.

Sobre o cursinho

O Cursinho Solidário é um pré-vestibular para estudantes de baixa renda. Não há mensalidade, mas existe a cobrança de uma taxa de matrícula no valor de R$ 150, dinheiro que custeia o material didático. Atualmente, o projeto conta com duas turmas na UTFPR e uma na sede do Positivo.