Estão abertas as inscrições destinadas a seleção de novos alunos da Escola de Aplicação do Recife, unidade pública de ensino da rede estadual vinculada à Universidade de Pernambuco (UPE). De acordo com as informações que foram divulgadas, estão sendo abertas 30 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 10 vagas para o 1º ano do ensino médio.

Abertas inscrições para Escola de Aplicação do Recife

Os candidatos poderão se inscrever até o dia 3 de outubro, através deste site. Os interessados em participar terão que realizar o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 85. Até o dia 6 de setembro os alunos poderão solicitar isenção no pagamento desta taxa, através do mesmo site.

Os candidatos terão que fazer uma prova no dia 11 de novembro. O processo terá algumas mudanças quando comparado com as provas anteriores. O caderno deste ano terá uma redução na quantidade de questões, passando de 32 para 30. Metade delas serão de português, e a outra metade será de matemática.

Abertas inscrições para Escola de Aplicação do Recife

A organização do concurso também alterou o ponto de corte. Na prova deste ano, para não ser eliminado e se classificar, os candidatos deverão acertar no mínimo 10 questões, ou seja, um terço da prova, independentemente de ser de português ou matemática. Até o ano passado, o candidato do 6º ano deveria acertar, no mínimo, 12 questões, e para o ensino médio o corte era de 16 questões.

Houve também uma alteração no critério de desempate. A partir de agora, vence aquele aluno que tirar a nota mais alta de matemática. O segundo critério de desempate é a nota de português, e o último é a idade, dando preferencia para os candidatos mais velhos.