Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para o cursinho popular EACH da Universidade de São Paulo (USP), destinada a preencher as vagas referentes as turmas de 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados em participar devem se inscrever até o dia 14 de janeiro.

Abertas inscrições para Cursinho Popular da USP para turma de 2021

As inscrições devem ser feitas através deste formulário.

A inscrição para este processo é gratuita. O cursinho é destinado a oferecer oportunidades de estudos para os candidatos que tenham ensino médio completo ou então que sejam regularmente matriculados no 3º ano para o ensino médio regular. Neste caso, os alunos precisam estar regularmente matriculados para o ano de 2021.

Para este ano de 2021, está prevista a criação de uma turma 135 vagas, sendo uma turma no período vespertino e mais 70 vagas para o período noturno. Entre as vagas, os candidatos poderão encontrar reservas para estudantes que estejam autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoas trans.

Abertas inscrições para Cursinho Popular da USP para turma de 2021

Os candidatos inscritos precisam passar por um processo seletivo que será composto por três fases diferentes. A primeira é composta pelo preenchimento do formulário de inscrição. Na etapa seguinte a organização do cursinho avalia os candidatos pela situação socioeconômica, por meio da documentação enviada.

Na última etapa, os candidatos classificados são avaliados pela curta de motivação. Este documento deve ser enviado durante o período de inscrição do cursinho. Depois de toda essa análise, a equipe responsável deve emitir uma lista de aprovados no dia 2 de março.

O cursinho é destinado a preparar os alunos para aqueles que são considerados como os principais vestibulares de São Paulo e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).