Estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em participar do cursinho gratuito oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na turma de 2024. O projeto acaba tendo como principal objetivo revisar o conteúdo do Ensino Médio com foco no vestibular da própria Universidade, mas também prepara para o próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Abertas inscrições para cursinho gratuito da UFRGS

O Pré-Vestibular Popular Liberato (CPVPL) é um projeto do Programa de Extensão Por dentro da UFRGS desenvolvido pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (Deds/UFRGS).

As inscrições podem ser feitas através deste site.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, serão abertas 100 vagas, sendo que metade das oportunidades serão destinadas para estudantes que participam da comunidade vinculada à Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha (no Bairro Sarandi).

Para o restante as vagas, podem se inscrever os candidatos enquadrados nos seguintes critérios:

Abertas inscrições para cursinho gratuito da UFRGS

• Estudantes de escolas públicas;
  • Candidatos de baixa renda;
  • Autodeclarados pretos ou pardos, pertencentes à população negra;
  • Indígenas;
  • Pessoas trans ou travestis;
  • Pessoas em situação de refúgio;
  • Candidatos que cursaram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituições públicas.

Os candidatos devem ter disponibilizada para o participar das aulas que acontecerão de segunda a sexta-feira das 19 às 22h10, online, através do Google Meet, sendo que as aulas acontecerão ao vivo. Além disso, o cursinho também terá algumas atividades presenciais e poderão acontecer na EMEB Liberato e nas dependências da UFRGS.

As aulas estão previstas para começar no dia 1º de abril.