A Universidade de Brasília (UnB) confirmou nesta semana a abertura das inscrições para a Certificação de Habilidades Específicas (CHE) 2021/1. De acordo com as informações que constam no edital deste processo seletivo, os interessados devem se inscrever até as 18 horas do dia 8 de setembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 100.

Abertas inscrições para Certificação de Habilidades Específicas da UnB 2021/1

As inscrições devem ser feitas através do site da Cebraspe.

Essa é uma etapa obrigatória para os candidatos que estão tentando vagas em alguns dos cursos oferecidos pela instituição de ensino, como Artes Cênicas, Artes Visuais e Música (bacharelado e Licenciatura).

A instituição oferece a possibilidade de obter o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição para esta etapa seletiva. Para isso, os candidatos devem se enquadrar em pelo menos uma das seguintes categorias:

  • CadÚnico: inscritos no CadÚnico do Governo Federal e que tenham o Número de Inscrição Social (NIS) ativo.
  • Lei Federal nº 6.135/2007: estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa (per capita).

O prazo para o pedido da isenção é dia 8 de setembro, e a lista final dos beneficiários deve ser liberada no dia 27 de setembro.

Como será a seleção

Abertas inscrições para Certificação de Habilidades Específicas da UnB 2021/1

Para cada um dos cursos que exige a Certificação de Habilidades Específicas serão aplicadas provas com o conteúdo relacionado. Os inscritos terão que fazer o upload de suas provas das 9h de 5 de outubro até as 17h do dia 8 seguinte. As provas de habilidades serão compostas da seguinte forma:

  • Artes Cênicas: prova escrita e prova prática
  • Artes Visuais: carta de intenções e portfólio
  • Música: prova escrita e prova prática

O resultado preliminar deve ser liberado no dia 21 de outubro, com prazo de recursos entre os dias 22 e 25 do mesmo mês. O resultado final está previsto para ser liberado no dia 5 de novembro.