Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo destinado a preencher as vagas remanescentes no Programa Universidade Para Todos (ProUni) referente ao primeiro semestre de 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pela seleção, as inscrições devem ser feitas até o próximo dia 4 de maio.

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2021/1

As inscrições devem ser feitas através do site do ProUni.

Para participar desta seleção, os candidatos precisam obrigatoriamente ter feito pelo menos uma edição da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010, até o ano de 2020. Na prova escolhida, os candidatos devem ter obrigatoriamente ter obtido nota mínima de 450 pontos nas provas, além de ter tirado acima de zero na redação.

Para obter as bolsas, também existem critérios socioeconômicos, que devem seguir as seguintes regras:

• Bolsas de 100%: renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa
  • Bolsas de 50%: renda de até 3 salários mínimos por pessoa

Além disso, os candidatos precisam estar inseridos em pelo menos uma das seguintes categorias:

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2021/1

• Ensino médio completo em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ter contrato ativo em escola pública, no cargo de professor.

A seleção será feita a partir da análise dos melhores desempenhos entre os candidatos que se inscreverem. Essa é uma rega que mudou em relação aos processos seletivos anteriores para vagas que sobravam. Anteriormente, os candidatos podiam conquistar as vagas a partir do critério de ordem de inscrição, com a pontuação entrando apenas para o desempate.

Os aprovados nestas vagas remanescentes devem ser divulgados a partir do dia 7 de maio.