Estão abertas as inscrições para as bolsas que restaram no Programa Universidade para Todos (ProUni) referentes ao segundo semestre de 2018. De acordo com as informações que foram divulgadas, os candidatos poderão se candidatar a 106.252 bolsas, sendo 18.070 integrais e 88.182 parciais.

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2018

As inscrições devem ser feitas pelo site das bolsas remanescentes do ProUni.

Os interessados em concorrer as vagas que restaram deverão acessar o sistema até o dia 24 deste mês para aqueles que não estão matriculados no ensino superior, e até o dia 28 para aqueles candidatos que estão matriculados no ensino superior.

A partir deste processo seletivo os candidatos poderão concorrer as bolsas integrais e parciais oferecidas pelo governo. As bolsas integrais e parciais são exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, sem obter zero na redação. Além de ter feito o Enem, o candidato deve:

– Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; ou

– Possuir alguma deficiência; ou

– Ser professor da rede pública.

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2018

Já os estudantes que possuem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem concorrer às bolsas integrais. Participantes com renda entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa podem se inscrever para as bolsas parciais de 50%.

Ao todo, neste segundo semestre de 2018 o ProUni ofereceu 174.289 bolsas de estudo, sendo 68.884 integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições de ensino superior. Entre a oferta, houve um percentual destinado aos cotistas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independente da renda.

Depois de conseguir a vaga, os candidatos deverão comparecer em até dois dias úteis à instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado, afim de comprovar todas as informações fornecidas durante o processo e conseguir formalizar sua vaga.