Foram abertas as inscrições nesta segunda-feira, dia 05 de agosto, para os estudantes interessados em concorrer a uma das vagas remanescentes no Programa Universidade Para Todos (ProUni) de 2019. A manifestação de interesse deve ser feita pelo mesmo sistema utilizado para inscrição original, no site do ProUni.

Abertas inscrições para as vagas remanescentes do segundo semestre do Prouni 2019

Os candidatos devem ficar atentos aos prazos para inscrição, uma vez que existem dois diferentes. O primeiro é destinado aqueles estudantes que não estão matriculados em nenhuma instituição de ensino superior. Neste caso, a manifestação de interesse deve ser concretizada até o dia 16 de agosto.

Os estudantes que estão matriculados em qualquer instituição de ensino superior podem se inscrever até o dia 30 de agosto. Em ambos os casos, os candidatos devem ficar atentos as regras para o preenchimento das vagas:

• Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter alcançado nota igual ou maior que 450 pontos e acima de zero na redação;
  • Ter estudado todo o Ensino Médio em escola pública;
  • Ter estudado todo o Ensino Médio em colégio particular na condição de bolsista integral;
  • Ter feito parte do Ensino Médio em escola pública e a outra parte em colégio particular, desde que de forma gratuita;
  • Ter alguma deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Ainda nas vagas remanescentes, os candidatos podem ter acesso a dois tipos de bolsas diferentes. A integral é destinada aos alunos que possuem renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já a bolsa parcial, que corresponde a 50% do valor do curso. É destinada aos candidatos que possuem renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Após as inscrições, os candidatos devem comparecer na instituição em até 2 dias úteis para comprovar todas as informações que foram disponibilizadas no cadastro. Os candidatos devem ficar atentos às datas, horários e demais procedimentos estabelecidos pelas instituições para a verificação das informações.