Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo Vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) referente ao ano de 2023. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos poderão se inscrever até o dia 2 de setembro. Já o prazo máximo para o pagamento da taxa de R$ 192 é dia 9 de setembro.

Abertas inscrições do Vestibular 2023 da Unicamp

As inscrições devem ser feitas pelo site da Comvest.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pelo processo seletivo, o Vestibular será composto por duas fases. A primeira delas está marcada para acontecer no dia 6 de novembro. Já a segunda fase está agendada para acontecer em dois dias, 11 e 12 de dezembro.

Na primeira fase, os candidatos terão que responder a um caderno contando com 72 questões sobre disciplinas do ensino médio. Já a segunda etapa contará com uma redação e questões discursivas conforme o curso de escolha do candidato.

Além destas duas etapas, os candidatos que vão tentar conseguir uma das vagas para cursos que como Arquitetura e Urbanismo também deverão passar por Testes de Habilidades Específicas. Estas provas estão marcadas para acontecer ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro.

Abertas inscrições do Vestibular 2023 da Unicamp

Os candidatos que fizeram o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), iniciativa que promove a inclusão social por meio de bônus na nota.

Veja como é o bônus do PAAIS da Unicamp:

I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;

II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;

III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;

IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2).

A lista dos aprovados está prevista para ser publicada no dia 6 de fevereiro.