Os candidatos que estão de olho nas vagas que serão abertas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o ano de 2020 já podem acessar o sistema e consultar as oportunidades que serão disponibilizadas pelas instituições de ensino. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, as inscrições acontecerão entre os dias 21 e 24 de janeiro.

Abertas consultas de vagas para o SiSU 2020/1

As vagas podem ser consultadas através do site do SiSU.

Ao acessar o site acima, os candidatos poderão ter acesso a uma série de filtros que permitem com que as oportunidades sejam acessadas. Os candidatos podem definir opções como nome do curso, instituição de ensino ou ainda a cidade onde os candidatos desejam estudar. Além disso, é possível consultar as listas de graduações, instituições e municípios.

O calendário do SiSU para o ano que vem segue inalterado, seguindo o que já havia sido divulgado pelo MEC. As inscrições iniciam no dia 21 de janeiro, e seguem até o dia 24 do mesmo mês. O sistema também segue o mesmo, sendo que durante este período os candidatos podem alterar suas opções de curso, com base nas notas de corte que vão sendo divulgadas.

Abertas consultas de vagas para o SiSU 2020/1

Os candidatos poderão escolher até duas opções de cursos e terão que definir a modalidade de concorrência (sistema universal/ampla concorrência ou uma das diferentes categorias de cotas ou ações afirmativas).

A lista com os resultados finais deste processo seletivo deve ser liberada no dia 28 de janeiro. Os candidatos deverão se apresentar para fazer a matrícula a partir do dia 29 de janeiro, seguindo até o dia 4 de fevereiro. Neste caso, os dias e horários para fazer as matrículas serão definidos pelas instituições de ensino.

Aqueles candidatos que não forem aprovados nesta 1ª lista poderão se inscrever a partir do dia 29 de janeiro para a lista de espera. Essa etapa segue até o dia 4 de fevereiro.

Para participar do SiSU 2020, os candidatos precisam obrigatoriamente ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019.