Abertas consultas de vagas para o SiSU 2020/1
Inscrições serão abertas a partir do dia 21 de janeiro de 2020.
Por Rodrigo Duarte
Os candidatos que estão de olho nas vagas que serão abertas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o ano de 2020 já podem acessar o sistema e consultar as oportunidades que serão disponibilizadas pelas instituições de ensino. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, as inscrições acontecerão entre os dias 21 e 24 de janeiro.
As vagas podem ser consultadas através do site do SiSU.
Ao acessar o site acima, os candidatos poderão ter acesso a uma série de filtros que permitem com que as oportunidades sejam acessadas. Os candidatos podem definir opções como nome do curso, instituição de ensino ou ainda a cidade onde os candidatos desejam estudar. Além disso, é possível consultar as listas de graduações, instituições e municípios.
O calendário do SiSU para o ano que vem segue inalterado, seguindo o que já havia sido divulgado pelo MEC. As inscrições iniciam no dia 21 de janeiro, e seguem até o dia 24 do mesmo mês. O sistema também segue o mesmo, sendo que durante este período os candidatos podem alterar suas opções de curso, com base nas notas de corte que vão sendo divulgadas.
Os candidatos poderão escolher até duas opções de cursos e terão que definir a modalidade de concorrência (sistema universal/ampla concorrência ou uma das diferentes categorias de cotas ou ações afirmativas).
A lista com os resultados finais deste processo seletivo deve ser liberada no dia 28 de janeiro. Os candidatos deverão se apresentar para fazer a matrícula a partir do dia 29 de janeiro, seguindo até o dia 4 de fevereiro. Neste caso, os dias e horários para fazer as matrículas serão definidos pelas instituições de ensino.
Aqueles candidatos que não forem aprovados nesta 1ª lista poderão se inscrever a partir do dia 29 de janeiro para a lista de espera. Essa etapa segue até o dia 4 de fevereiro.
Para participar do SiSU 2020, os candidatos precisam obrigatoriamente ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019.