Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo Vestibular 2024 da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos poderão se inscrever até o dia 30 de outubro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 100 para quem for fazer a prova tradicional e R$ 40 para quem optar apenas pela análise do histórico escolar.

Abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da Unemat

As inscrições devem ser feitas através deste site.

Isenção

Até o próximo dia 22 de setembro os candidatos interessados em obter a isenção do pagamento da inscrição para este processo seletivo Vestibular. De acordo com as informações que foram divulgadas no edital deste processo seletivo, os candidatos poderão obter o benefício da seguinte forma:

Isenção automática

Para titular ou dependente no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, nos termos do Decreto Federal n. 11.016, de 29 de março de 2022.

Isenção total

• Doador regular de sangue (Lei Estadual n. 7.622/02)
  • Profissional Técnico da Educação Superior da UNEMAT – (Portaria n. 2.243/2005)

Isenção parcial (tarifa social)

• Para os que comprovarem renda familiar inferior a 03 (três) salários mínimos e que não estejam cadastrados no CadÚnico.

Seleção para o Vestibular 2024

Abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da Unemat

No momento da inscrição, os candidatos poderão optar por uma das duas modalidades de seleção, de acordo com os dados do edital:

Vestibular simplificado

Para este processo seletivo, os candidatos concorrem apenas utilizando as notas obtidas e registradas no seu histórico escolar do Ensino Médio. Os candidatos deverão fornecer o histórico completo no momento da inscrição, portanto é destinado apenas para quem já concluiu o mesmo.

Provas

Já o vestibular tradicional vai acontecer mediante a realização de provas, que estão marcadas para acontecer no dia 3 de dezembro. O exame será composto por duas fases. A primeira é composta por 35 questões objetivas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens. Já na segunda, eles terão de produzir uma redação.

Os candidatos com os melhores desempenhos nas provas objetivas, terão suas redações corrigidas. O número de classificados para a correção da redação será igual a três vezes a quantidade de vagas disponíveis para cada curso.

O resultado final está previsto para ser liberado no dia 31 de janeiro de 2024.