Estão abertas as inscrições para o processo seletivo vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) referentes as vagas que serão abertas no ano de 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados poderão se inscrever até o dia 1º de outubro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 170.

Abertas as inscrições para o Vestibular 2021 da Unesp

As inscrições devem ser feitas através do site da Vunesp.

Para este processo eletivo, serão oferecidas 7.630 vagas para o Vestibular 2021. Das oportunidades 3.801 são destinadas à ampla concorrência e 3.829 vagas para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). As vagas do sistema são reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

O processo seletivo teve uma série de alterações em relação as suas datas, em virtude das mudanças que já tinham sido anunciadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As provas acontecerão da seguinte forma:

Primeira fase: Ao invés de um dia, será aplicada em dois dias para diminuir o número de candidatos presentes no local de aplicação. As datas escolhidas foram os dias 30 e 31 de janeiro de 2021. No dia 30 será a prova para candidatos da área de Biológicas e no dia 31 para os candidatos de Exatas e Humanas.

Abertas as inscrições para o Vestibular 2021 da Unesp

Segunda fase: Antigamente era aplicada em dois dias e contava com questões discursivas. Agora será realizada apenas no dia 28 de fevereiro e os candidatos terão apenas questões objetivas relativas ao curso escolhido e uma redação.

Alguns cursos terão etapas complementares de seleção, que são os testes de Habilidades Específicas (HE). Os candidatos aos cursos de Arte Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo. Estas etapas devem acontecer entre os dias 22 de fevereiro e 2 de março.

Todos os candidatos terão que utilizar a máscara de forma obrigatória durante as provas. Além disso, os candidatos terão que obedecer a uma série de normas de distanciamento social que serão descritas no Manual do Candidato.