Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) para as vagas que serão oferecidas na Universidade de São Paulo (USP) no próximo ano. De acordo com as informações que foram divulgadas no calendário oficial da seleção, as inscrições seguem até o dia 23 de outubro, mediante pagamento de uma taxa do valor de R$ 182.

Abertas as inscrições para o Vestibular 2021 da Fuvest

As inscrições devem ser feitas através do site da Fuvest.

Isenção

A isenção do pagamento da taxa teve o seu período de inscrições ampliado, sendo encerrado o dia 24 de julho. A Fuvest afirmou que iria divulgar o resultado com a lista de aprovados até o dia 24 de agosto, mas até o momento isso não foi feito. O recomendado é que os inscritos aguardem o resultado antes de confirmar sua participação nas provas.

Vagas

Para o ano de 2021, os interessados poderão concorrer a 8.242 vagas, sendo que todas elas são para cursos que são ministrados na Universidade de São Paulo (USP). Metade das oportunidades são dedicadas aos estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Ainda existem reservas de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Abertas as inscrições para o Vestibular 2021 da Fuvest

As provas da Fuvest seguem sendo feitas em duas fases distintas. A primeira está agendada para acontecer no dia 10 de janeiro de 2021, com 90 questões objetivas, sendo algumas interdisciplinares, das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Já a 2ª fase está agendada está marcada para acontecer entre os dias 21 e 22 de fevereiro de 2021. No 1º dia estão agendadas as provas com 10 questões de Português, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura + uma prova de redação.

Já o 2º dia de provas terá 12 questões, de duas a quatro disciplinas, dependendo do curso escolhido. Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma.

A lista com os aprovados em 1ª chamada deve ser liberada no dia 19 de março.