Estão abertas as inscrições destinadas aos candidatos que desejam participar do processo seletivo vestibular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), referente as vagas que serão abertas no primeiro semestre de 2019. De acordo com as informações que foram divulgadas, os candidatos poderão se inscrever até o dia 7 de novembro.

Abertas as inscrições para o vestibular 2019/1 do IFRS

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site do IFRS.

Para confirmar sua inscrição, os candidatos deverão preencher o formulário que está disponível no site acima. Depois, terá que pagar o boleto que será gerado, com valor de R$ 50 referente a taxa de inscrição. O período para pedido de isenção do pagamento dessa taxa já foi esgotado.

O total de vagas que estará disponível neste processo seletivo e de 2.019, sendo que todas elas estão sendo divididas entre os seus 17 campi, espalhados por diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul, incluindo dois na capital Porto Alegre.

Abertas as inscrições para o vestibular 2019/1 do IFRS

No momento da inscrição os candidatos deverão escolher se desejam fazer a prova própria ou então utilizar a nota obtida no ENEM para concorrer. No segundo caso, os estudantes devem ter participado de, pelo menos, uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio a partir do ano de 2013. Qualquer uma das notas poderá ser utilizada, mas os candidatos deverão definir qual será o no momento da inscrição.

No caso da escola pela prova própria, os candidatos deverão comparecer a um dos campi do IFRS no dia 2 de dezembro para responder a um caderno com 45 questões objetivas, sobre disciplinas do ensino médio, e uma redação. A previsão é de que os gabaritos sejam liberados no dia seguinte ao da realização das provas.

A lista com os aprovados em primeira chamada neste processo seletivo deverá ser divulgada no dia 21 de dezembro.