Estão oficialmente abertas as inscrições para um dos programas de acesso ao ensino superior mais populares do Brasil, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1. De acordo com as informações que foram confirmadas no cronograma oficial deste processo seletivo, os candidatos poderão se inscrever, ou alterar sua inscrição, até o próximo dia 18 de fevereiro, sexta-feira.

Abertas as inscrições para o SiSU 2022/1

As inscrições devem ser feitas através do site do SiSU.

Para este primeiro semestre do ano de 2022, estão sendo oferecidas 222 mil vagas, sendo elas distribuídas entre 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior. Assim como nas edições anteriores do SiSU, podem se inscrever apenas a queles candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e que também não tiraram nota zero na prova de redação.

No momento da inscrição, os candidatos podem escolher duas opções de curso/turno/instituição, observando a modalidade de concorrência (sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas) e ordem de preferência. Essas opções podem ser alteradas ao longo de todo o período de inscrições, até o momento em que elas fecham, no dia 18 as 23h59.

Diariamente, a partir do fim do primeiro dia de inscrições, os candidatos que já se inscreveram poderão ir acompanhando, através do próprio sistema, um balanço parcial do resultado. Nestes balanços, os candidatos poderão ir conferindo se ainda possuem chances de obter a vaga desejada, a partir da média das notas de todos os candidatos que se inscreveram para a mesma opção.

Abertas as inscrições para o SiSU 2022/1

As modalidades disponíveis no SiSU são as seguintes:

• Ampla concorrência: A ampla concorrência é destinada à população em geral, independente do local de estudo ou renda.
  • Lei de Cotas: As instituições federais são obrigadas a reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência.
  •  Ações afirmativas: Modalidade de cotas facultativa na qual a reserva de vagas fica a critério das instituições. Entram nelas, por exemplo, as oportunidades regionais, para reforma agrária, para pessoas com deficiência independente da trajetória escolar, quilombolas, ciganos e transgêneros.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 22 de fevereiro, com as matrículas acontecendo entre os dias 23 de fevereiro até dia 8 de março. As inscrições para a lista de espera estão previstas para o período entre 22 de fevereiro e 8 de março, e a liberação da lista de espera prevista para o dia 10 de março.