Estão abertas as inscrições para os interessados em concorrer as vagas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) abertas neste 2º semestre de 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, os interessados em concorrer as bolsas devem se inscrever até o próximo dia 16 de julho.

Abertas as inscrições para o ProUni 2021/2

As inscrições devem ser feitas no site do ProUni.

Bolsas

O MEC afirma que foram disponibilizadas no sistema 134.329 bolsas de estudos distribuídas em 10.821 cursos e 952 instituições de ensino superior da rede privada. Do total de bolsas, 69.482 são bolsas integrais, que cobrem 100% dos custos do curso, e outras 64.847 são bolsas parciais, que cobrem 50% do total dos cursos do curso. Para solicitar as bolsas, os candidatos devem se enquadrar nos seguintes critérios:

• Bolsa Integral (100%): O estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.
  • Bolsa Parcial (50%): O estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa da família, de até 3 salários mínimos.

Quem pode se inscrever

Abertas as inscrições para o ProUni 2021/2

O programa é destinado apenas aos estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição de 2020. Além de ter concluído todas as etapas do exame, os estudantes também devem ter obtido nota mínima de 450 pontos, além de não terem zerado a prova de redação.

• Existem também alguns outros critérios nos quais os candidatos devem se enquadrar para que a inscrição no programa seja liberada:
  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas;
  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio com bolsa integral em colégio particular;
  • Alunos que fizeram o ensino médio parcialmente em escola pública e parte em colégio particular com bolsa integral;
  • Pessoas com Deficiência (PcD);
  • Professores da rede pública de ensino, que estejam em exercício na educação básica e que integrem o quadro permanente da instituição.

Aprovados e lista de espera

Os candidatos inscritos devem aguardar pela publicação do resultado final, previsto para o próximo dia 20 de julho. Os candidatos selecionados terão o período entre os dias 20 e 28 de julho para realizar a comprovação de todas as informações enviadas.

Uma nova chamada está prevista para sair no dia 3 d e agosto, sendo que para estes, a comprovação das informações deve ser feita até o dia 11 de agosto. Depois, aqueles que não foram contemplados podem manifestar interesse em entrar na lista de espera entre os dias 17 e 18 de agosto, com uma nova convocação sendo liberada no dia 20 de agosto.