Aqueles alunos que estão de olho em uma vaga nas universidades privadas com bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos já podem se inscrever para as vagas que serão oferecidas no primeiro semestre deste ano de 2017. Os candidatos poderão acessar o sistema até o dia 3 de fevereiro.

ProUni 2016

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, através do site oficial na internet, sendo que no momento do acesso os estudantes já deverão informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. Dentro do sistema, os candidatos podem acessar as vagas de bolsas disponíveis.

Tipos de bolsas

Os candidatos deverão escolher entre dois tipos diferentes de bolsas de estudos que podem ser conseguidas através do PROUNI.  A primeira é a bolsa integral, que custeia toda a mensalidade do curso escolhido pelo estudante nas universidades privadas. Podem se candidatar para estas bolsas os estudantes com renda mensal familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio (R$ 1.405,50) por pessoa.

Já os candidatos que desejam a bolsa parcial, que custeia até metade da mensalidade do curso escolhido, devem ter uma renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.811) por pessoa.

Além da questão socioeconômica, os candidatos que querem concorrer as bolsas de estudos não devem ter diploma de nível superior ainda, além de terem que apresentar o seu desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio do ano passado.

Para conseguir a bolsa os estudantes também devem ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral. Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino e que estejam atualmente trabalhando também podem se inscrever.