Estão abertas as inscrições para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) referentes as vagas do 2º semestre de 2022. De acordo com o cronograma oficial que foi divulgado pelo Ministério da Educação, os interessados devem se inscrever até a próxima segunda-feira, dia 12 de agosto.

Abertas as inscrições para o Fies 2022/2

As inscrições devem ser feitas através do site do Acesso Único.

Os candidatos devem, antes de mais nada, ter um cadastro válido no gov.br, que permite com que os usuários façam o login no Porta Único, que dá acesso a todos os programas educacionais do governo federal. Depois disso, os candidatos devem ir até a página específica do Fies para completar o seu cadastro.

No momento em que os candidatos completarem sua inscrição eles poderão escolher até três opções de cursos de graduação disponíveis no grupo de preferência. Até o momento do encerramento das inscrições os candidatos podem fazer alterações no curso escolhido.

Podem se inscrever no Fies os candidatos que tenham feito qualquer uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010. Além disso, na edição escolhida os candidatos devem ter obtido nota mínima de 450 pontos de média e também não ter zerado a prova de redação.

Além disso, para que os candidatos possam participar eles precisam comprovar ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

Como acontece a seleção do Fies

Abertas as inscrições para o Fies 2022/2

A seleção acontece da mesma forma utilizada por outros programas do governo, como o ProUni. Os candidatos devem ir acompanhando as notas de corte, que vão sendo alteradas de acordo com as inscrições dos candidatos. As primeiras notas de corte serão liberadas a partir do segundo dia de inscrições.

Os candidatos podem ir mudando as opções, de acordo com sua nota, para aumentar suas chances de conseguir sua vaga.

A lista com os resultados finais está prevista para ser liberada no dia 16 de agosto. Os candidatos selecionados nesta primeira lista deverão completar suas informações entre os dias 17 e 19 de agosto.

Todos os candidatos que não forem chamados nesta primeira lista estarão automaticamente inscritos na lista de espera do Fies.