Estão abertas as inscrições para as vagas do 2º semestre de 2019 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com o cronograma oficial que foi divulgado pelo Ministério da Educação, o sistema segue aberto até o dia 1º de julho.Abertas as inscrições para o Fies 2019/2

As inscrições devem ser feitas pelo site do Fies.

O programa é destinado aos estudantes que desejam obter um contrato de financiamento do seu curso de nível superior em Universidade privada. Os estudantes podem fazer o curso enquanto o governo paga as parcelas da mensalidade. Depois de formado, os estudantes ganham um prazo para liquidar a dívida.

Os candidatos interessados devem ter feito, pelo menos, alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio a partir do ano de 2010. Além disso, na edição escolhida os candidatos precisam ter alcançado nota média de 450 pontos em todas as provas, bem como nota acima de zero na redação.

Os estudantes que já concluíram algum curso superior também podem se inscrever no Fies, desde que não tenham nenhuma dívida de financiamento com o programa. Os bolsistas parciais do Programa Universidade Para Todos (ProUni) também podem financiar o valor restante do curso, desde que seja para a mesma graduação e o valor da soma do ProUni com o Fies não ultrapasse o valor da semestralidade.

Abertas as inscrições para o Fies 2019/2

Existem duas modalidades de FIES disponíveis. Os estudantes que contam com renda familiar de até três salários mínimos podem participar da modalidade Juros Zero, com prestações máximas de 10% da renda familiar. Para os estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos, a modalidade é a P-Fies, com juros definidos pelo banco escolhido pelo candidato.

Além disso, foram definidas algumas prioridades de cursos para este 2º semestre de 2019: cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior. As mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDMH), como Norte e Nordeste, também terão prioridade. As instituições com nota 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) permanecem com a prioridade de atendimento pelo Fies, ou seja, quanto maior a no