Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas nos calendários oficiais, os interessados podem se inscrever até o dia 14 de julho. Aqueles participantes que não conseguiram o benefício da isenção devem realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 85, sendo o mesmo valor que foi cobrado no ano passado. O prazo para pagamento é dia 19 de julho.

Abertas as inscrições para o Enem 2021

As inscrições devem ser feitas através do Portal do Candidato.

As inscrições serão feitas exclusivamente através do Portal do Candidato. Mas, antes, todos os candidatos devem ter uma inscrição válida no portal gov.br, criando um login e uma senha. Estes mesmos dados serão utilizados para acessar ao site do Enem e também a outros serviços do governo federal.

Depois disso, o restante das inscrições deve ser feito através da Página do Participante. Algumas outras informações também terão que ser informadas novamente, como CPF, data de nascimento, cor/raça entre outros. Depois disso, os candidatos precisam informar onde desejam fazer a prova e verificar se existe uma necessidade de atendimento especializado.

No momento da inscrição, os candidatos também devem escolher uma opção de língua estrangeira para a prova, apontar seu nível de escolaridade, preencher o questionário socioeconômico e também confirmar o número do celular e o e-mail. No final, os candidatos também devem optar pela prova impressa ou digital.

Quando confirmar a inscrição, os candidatos que não conseguiram o benefício da isenção devem realizar a impressão do boleto para pagamento da taxa de inscrição. Este passo acabará sendo pulado caso o candidato já tenha sido beneficiado com a isenção.

Datas das provas

Abertas as inscrições para o Enem 2021

As provas estão marcadas para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, sendo dois domingos. Na mesma data acontecerão tanto as provas impressas quanto também as digitais. O formato segue basicamente o mesmo dos anos anteriores, tendo a previsão de 5h30 de duração no primeiro dia e 5h de provas no segundo dia, seguindo o calendário:

• Dia 21/11: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Redação
  • Dia 28/11: Ciências da Natureza; Matemática

Cada prova do Enem é formada por 45 questões objetivas de múltipla escolha, totalizando 180 itens. A prova de redação cobra um texto dissertativo-argumentativo. O resultado do Enem 2021 deverá ser divulgado em janeiro de 2022.