Foram abertas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC)do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, os candidatos devem se inscrever até o dia 22 de julho.

Abertas as inscrições para certificações do Enem 2022

As inscrições devem ser feias através deste site.

Podem se inscrever somente pessoas que sejam servidores públicos do Poder Executivo Federal e também os docentes das redes públicas de ensino estaduais municipais, efetivos e em exercícios da docência ao longo do ano de 2022.

Para que os candidatos possam se inscrever também é preciso ter, pelo menos, o ensino médio completo. É um requisito também não possuir cônjuge, companheiro ou parentes de até terceiro grau inscritos no exame. No ato de inscrição o candidato poderá escolher até três cidades ou sub-regiões de atuação.

Os profissionais selecionados terão como principais responsabilidade certificar, in loco, a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do Enem 2022, em 13 e 20 de novembro.

Abertas as inscrições para certificações do Enem 2022

A atuação dos certificadores será realizada a partir de demandas geradas pelo Inep na Página de Acompanhamento dos Certificadores. O certificador pode ser demandado para um ou dois dias de atuação, na aplicação presencial ou online do exame. Os convocados serão responsáveis por registrar as informações da aplicação em sistema eletrônico e comunicar ao Instituto possíveis ocorrências identificadas.

Os candidatos inscritos também terão que passar por um treinamento online, que poderá ser feito por qualquer computador com acesso à internet, ou ainda smartphone ou tablet. Os inscritos estarão aptos a trabalharem depois que forem aprovados com, no mínimo, 70% de aproveitamento no curso.