Estão abertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). De acordo com os organizadores do evento, os interessados em participar da competição deverão enviar sua aplicação até o dia 26 de abril. O valor da taxa para a edição deste ano é de R$ 115 por equipe, mas estudantes de escolas públicas possuem isenção na taxa.

Abertas as inscrições para a Olímpiada de História do Brasil 2024

As inscrições devem ser feitas através deste site.

As regras seguem sendo basicamente as mesmas das edições anteriores, sendo que as inscrições devem ser feitas sempre em equipes, formadas por três alunos e mais um professor. Os estudantes devem e os professores devem ser dos 8º ou 9º anos do ensino fundamental, ou então do ensino médio.

Ao todo, a competição será formada por seis fases online, sendo que cada uma delas terá duração de uma hora. Já a última fase será realizada de forma presencial, marcada para acontecer nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp, instituição responsável pelo evento.

Abertas as inscrições para a Olímpiada de História do Brasil 2024

Em cada fase, as equipes deverão responder questões de múltipla escolha e fazer tarefas. Essas atividades podem ser realizadas com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, documentos, orientação do professor, etc. O conteúdo será História do Brasil e também assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc.

A premiação será composta por medalhas para os finalistas, com categorias de ouro, prata, bronze e cristal. Além disso, serão distribuídos troféus para as escolas e certificados para todas as equipes participantes.