Estão abertas as inscrições para as equipes interessadas em participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas, a próxima edição vai acontecer de forma completamente virtual. As inscrições seguem abertas até o próximo dia 19 de maio.

Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2021

Nesta edição da Olimpíada Brasileira de Robótica podem participar estudantes de seis a 19 anos de idade, que estejam no ensino básico, fundamental ou médio das escolas da rede pública ou privadas do país inteiro. Os estudantes devem estar inseridos dentro de uma equipe, que deve ter um professor responsável.

Assim como aconteceu no ano passado, a edição deste ano de 2021 vai ser completamente virtual. A competição segue sendo considerada como o maior evento de robótica da América Latina. Geralmente são mais de 100 mil estudantes que se inscrevem e que participam do evento.

Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2021

A Olimpíada ainda acontece em duas modalidades diferentes:

Prática: As atividades são realizadas com robôs de forma prática. Desta vez, serão utilizados simuladores virtuais para a realização das provas.

Teórica: As provas são aplicadas pelas escolas dos alunos participantes em todo o Brasil.

Os resultados obtidos nesta Olimpíada também podem ser utilizados como diferenciais no momento da inscrição em determinados processos seletivos de universidades. Dentre as instituições de ensino superior que aceitam essas notas estão a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

As inscrições devem ser feitas através do site da OBR.