A ONG Todos pela Educação divulgou nesta segunda-feira um relatório que aponta como estão os rumos da educação no Brasil, especialmente em relação ao Ensino Médio, que ainda é considerado um grande obstáculo que precisa ser superado em termos de concluintes. De acordo com os dados que contam no levantamento, apenas 54% dos jovens conseguem terminar o Ensino Médio até os 19 anos de idade.

54 dos jovens concluem ensino médio até os 19 anos no Brasil

Os dados foram levantados a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (Pnad), realizada no ano de 2013. O levantamento aumenta uma melhoria em relação a quantidade de jovens que estão cursando o Ensino Médio, mas mostra também que os estudantes ainda estão com uma grande dificuldade na hora de terminar os seus estudos.

Este índice de conclusão do ensino médio até os 19 anos de idade era de 46,6% em 2007, 51,6% em 2009 e 53,4% em 2011. Apesar do leve crescimento, a taxa ainda está muito abaixo do compromisso firmado pelo Brasil. Para conseguir chegar na meta estabelecida, a taxa teria que chegar aos 90% até o ano de 2022.

Quase 20% dos jovens ainda não estão no fundamental

54 dos jovens concluem ensino médio até os 19 anos no Brasil 2

O relatório aponta também que 19,6% dos jovens que estão na faixa etária dos 15 aos 17 anos de idade ainda não estão matriculados no Ensino Fundamental. Outros 15,7% dos jovens na mesma faixa etária não estudam e terminaram o ensino médio.