A ciência ainda tenta entender como os sonhos funcionam. Alguma coisa já se sabe sobre as áreas que o cérebro utiliza para a formação dos sonhos enquanto estamos dormindo, mas a ciência ainda engatinha neste campo. Mas nas buscas que já foram feitas foram encontradas uma série de curiosidades sobre o tema.

5 curiosidades sobre os sonhos

Conheça algumas das curiosidades mais intrigantes sobre o sonho:

Esquecemos ao acordar

Isso é mais natural do que podemos imaginar. As pessoas simplesmente esquecem dos sonhos apenas alguns momentos depois de acordar. Em média, demora 5 minutos depois de despertar para que metade do sonho seja esquecida, e depois de 10 minutos apenas 10% dos sonhos permanecem na mente.

Todos sonham

Os sonhos acontecem com todos os humanos, mesmo que as pessoas simplesmente não lembrem. E uma curiosidade: os cegos também sonham. Mesmo aqueles que nasceram sem enxergar acabam experimentando sensações durante os sonhos, como sons, cheiros e emoções.

Todo mundo conhecido

5 curiosidades sobre os sonhos

Mesmo que as pessoas não lembrem muito dos seus sonhos, pode ter certeza: todo mundo que aparece nos sonhos é um rosto conhecido. Isso acontece porque, de acordo com os pesquisadores, o nosso cérebro simplesmente não é capaz de inventar rostos. Ou seja, mesmo que apareça algum estranho, pode ter certeza que você já passou por este rosto alguma vez na vida.

Sonhos em preto e branco

Pesquisas indicam que pelo menos 12% das pessoas no planeta não conseguem sonhar colorido, sonhando apenas em preto e branco. Pesquisas também indicam que este número era menor antigamente, e que hoje em dia aumentado.

Ansiedade

Ao longo dos nossos sonhos podemos experimentar uma série de emoções que sentimos quando estamos acordados. E, de acordo com pesquisas que foram feitas na área, a mais comum nos sonhos das pessoas é a ansiedade. Além disso, os sentimentos negativos costumam se manifestar com mais frequência do que os positivos.