Foram divulgados os dados do módulo de Educação da Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad- Contínua), realizada pelo IBGE. De acordo com as informações que foram divulgadas em relação ao desempenho e ao papel da educação no Brasil, ela segue longe de ser considerada “para todos”.

40% dos brasileiros com mais de 25 anos não tem ensino fundamental

O ensino fundamental, que está estabelecido como sendo para toda a população, ainda não é garantido pata todo mundo. De acordo com os dados da pesquisa, no ano passado havia 11,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais ainda não alfabetizadas, o que perfaz uma taxa de 6,8%.  Quanto mais velha a população, maior o índice de analfabetismo.

O número segue maior quando analisada apenas a população negra. Dentre os brancos com mais de 15 anos, 3,9% da população não é alfabetizada. Já entre os negros, este índice sobe para 9,1%. Entre os brasileiros analfabetos com mais de 60 anos, 10,3% são brancos. E 27,5% são negros.

40% dos brasileiros com mais de 25 anos não tem ensino fundamental

Outros dados obtidos pela pesquisa revelam que 40% das pessoas com mais de 25 anos de idade não terminaram o ensino médio. Embora tenha aumentado de 46,2% para 47,4% o índice de pessoas com 25 anos ou mais que tenham finalizado o ensino médio, essa variação não foi acompanhada de redução na desigualdade racial.  Enquanto os brancos constituem 55,5% desse universo, os negros correspondem a 40,3%.

Na parte da educação infantil, que também faz parte do ciclo de ensino, apenas 34,3% das crianças com idade entre 0 e 3 anos frequentam a educação infantil. Entre 4 e 5 anos, são 92,4% das crianças matriculadas na chamada pré-escola.