O currículo segue sendo um dos documentos mais importantes da vida daquela pessoa que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Quando ele é escrito da forma correta, pode acabar se tornando a chave que vai abrir portas nos mais variados tipos de processos seletivos. Mas, também pode fechar essas mesmas portas, especialmente quando os candidatos não tomam alguns cuidados.

3 coisas que não devem ser feitas no currículo

Confira 3 coisas que nunca devem ser feitas no currículo:

Colocar tudo o que foi feito durante a vida

Conquistas e experiencias são importantes no currículo moderno. As pessoas não precisam necessariamente se prender apenas as experiencias profissionais que elas tiveram ao longo das suas vidas. Mas é preciso ter cuidado e colocar alguns filtros. O ideal sempre é que os candidatos criem diferentes currículos para diferentes oportunidades, colocando as experiencias que mais importam para cada vaga.

Utilizar adjetivos

Se existe um tipo de palavra que realmente não pode constar em qualquer parte do currículo são aquelas que fazem parte do grupo de adjetivos. Como se trata de um documento que está sendo escrito pelo próprio candidato, fica muito estranho se “auto elogiar”. Além disso, recrutadores e empreendedores, de uma forma geral, gostam de chegar a essas conclusões sozinhos. Portanto, ao invés de adjetivos, é importante citar no currículo entregas e conquistas que façam com que os leitores cheguem às conclusões que vão levar aos adjetivos.

3 coisas que não devem ser feitas no currículo

Supervalorizar feitos ou mentir

Um outro erro que segue sendo ainda bastante comum entre os candidatos, especialmente quando eles estão muito tempo procurando emprego, é mentir ou acabar aumentando consideravelmente alguns dos feitos ou algumas das conquistas. De acordo com pesquisas recentes, mais de 75% dos diretores brasileiros já excluíram candidatos que mentiram no currículo. E como os recrutadores acabam tendo bastante experiencia na análise de currículos, eles geralmente detectam isso facilmente.