AMPLITUDE –
Algumas vezes , as ondas de água sobre o oceano têm alguns metros de altura , mas numa bacia , são pequenas . Por amplitude de uma onda entendemos a altura de sua crista em relação ao nível médio , isto é, a maior ditância através da qual se mova a onda.

FREQÜÊNCIA-
Supondo que você esteja numa conoa amarrada a um cais e que as ondas elevem e abaixem a canoa rapidamente. A freqüência é o número de ondas que passam pela canoa a cada segundo. As ondas sonoras tem freqúência compreendidas entre 20 e 20.000 vibrações por segundo.As freqüências das ondas luminosassão bilhões de vibrações por segundo.

COMPRIMENTO –
Representa a distância entre duas cristas ou dois vales (ou dois pontos consecutivos) de uma onda que vibra em fase.

PERÍODO-
Intervalo de tempo necessário para que um perfil de onda completo passe diante do observador (ou do referencial escolhido). É o tempo de uma oscilação completa.