REVISTAS DA PRIMEIRA FASE

a) Klaxon – São Paulo, 1922, 1923.

Publicada em São Paulo, de maio de 1922 a janeiro de 1923, a revista fez a primeira tentativa de organizar propostas e idéias advindas da Semana de Arte Moderna. Adotou duas linhas opostas: Futurismo (pregava a experimentação e a velocidade na linguagem) e Primitivismo (pregava a busca do inconsciente, seguindo a linha do Surrealismo e do Expressionismo).

b) Estética – Rio de Janeiro, 1924.

Teve três edições. Divulgou as opiniões de Graça Aranha, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e muitos outros.

c) Terra roxa e outras terras – São Paulo, 1926.

d) A Revista – Belo Horizonte, 1925.

e) Verde – Cataguases, Minas Gerais, 1928.

Durou pouco mais de dois anos (1927 – 1929). Em torno da revista, formou-se um grupo que combatia a literatura tradicional, conquistando, já no fim da primeira fase, a adesão de Carlos Drummond de Andrade, Abguar Renault, Menotti del Picchia, Murilo Mendes, Pedro Nava, Mário de Andrade, Aníbal Machado.

f) Maracujá – Fortaleza, 1929.

g) Madrugada – Porto Alegre, 1929.

h) Festa – Rio de Janeiro, 1927.

MOVIMENTOS ou GRUPOS DA PRIMEIRA FASE

a) Pau-Brasil – São Paulo, 1924.

Fundado e liderado por Oswald de Andrade, pregava o primitivismo, a redescoberta do Brasil, a valorização de expressões poéticas do passado. Dentro dessa proposta, A Carta de Caminha foi transformada em poesia modernista no livro Pau-Brasil (1925). O movimento pregava a liberdade, o verso livre e os neologismos.

b) Antropofagia – São Paulo, 1928.

Fundado e liderado por Oswald de Andrade. Representa uma continuação do grupo Pau-Brasil.

c) Verde-Amarelo – São Paulo, 1926.

Fundado e liderado por Menotti del Picchia (autor de Juca Mulato) e Cassiano Ricardo (autor de Martim Cererê). Pregava o neo-indianismo, o nacionalismo.

d) Anta – São Paulo, 1927.

Fundado e liderado por Menotti del Picchia e Cassiano Ricardo. Representa uma continuação do grupo Verde-Amarelo.