Ásia:

Nesse continente, há cerca de 43 milhões de imigrantes, além dos refugiados da guerra civil no Afeganistão que se abrigam no Irã, no Iraque e no Paquistão. Israel recebe populações da Comunidade dos Estados Independentes, sendo 31% de sua população constituída de imigrantes. Tailândia e Cingapura, por se terem industrializado recentemente, atraem grande número de pessoas.

África:

Após a descolonização, as inúmeras guerras e conflitos de etnia e de fronteiras deslocaram 16 milhões de pessoas de seus países. A Costa do Marfim tem 30% de sua população composta de imigrantes.

América:
Os EUA e o Canadá atraem populações dos países menos desenvolvidos (24 milhões de pessoas). Na América do Sul, grande parte dos imigrantes são os refugiados políticos das décadas de 1970 e 1980 que saíram de seus países, como do Chile, por exemplo.

Oceania:

Cerca de 5 milhões de pessoas dirigiram-se para a Austrália cuja população tem 25% de imigrantes.

Adaptado de: Coelho, Marcos A. e Terra, Lygia. Geografia Geral. O espaço natural e socioeconômico. Moderna, p.281. 2001.

Em todo movimento migratório, além das causas existem também as conseqüências. Entre elas, as mais importantes são:

a) A ocupação e o povoamento de uma área.

b) A influência na distribuição geográfica da população.

c) Os impactos no desenvolvimento econômico.

d) As mudanças nos costumes.

e) A perda de população economicamente ativa nas áreas de emigração (saída).

f) A rejeição ou o conflito. Como exemplo, podemos citar:

1. Xenofobia – Constitui-se em uma aversão ao estrangeiro.

2. Apartheid – Segregação racial.

3. Separatismo – Perda de unidade territorial.

g) A aceitação, a assimilação, a aculturação.

h) A influência na relação entre o número de homens e o de mulheres.

1. Áreas de imigração – Geralmente, ocorre o predomínio dos homens.

2. Áreas de emigração – Geralmente ocorre o predomínio de mulheres.

MIGRAÇÕES: MOVIMENTOS SIGNIFICATIVOS

a) A Ásia foi o primeiro grande foco de dispersão populacional.

b) Do século XVIII até o início do século XX, a Europa foi o grande centro repulsor.

c) Também, no período que vai do século XVIII até o século XX, milhões de chineses, indianos, japoneses e árabes migraram para a América.

d) A Ásia e a Europa, ao longo do tempo, desempenharam um papel tipicamente imigratório.

e) A América e a Oceania sempre foram áreas de atração.

f) A África foi área tanto atrativa quanto repulsiva:

1. A atração – Esteve ligada ao processo de colonização.

2. A repulsão – Esteve ligada às migrações forçadas (tráfico de escravos) e, posteriormente, ao processo de descolonização.