Ensinar cálculos para as crianças não se trata de uma missão impossível, mas reserva algumas particularidades que o profissional do ramo precisa ter em mente.

É preciso ter consciência que essas crianças precisam ter tudo bem explicadinho, com minúcia, para conseguirem abstrair os conceitos. As crianças ainda estão em fase muito inicial de aprendizado, isso faz com que elas precisem de mais explicações, com critérios já bastante conhecidos por todos nós. Um deles são aqueles desafios de matemática que conhecemos muito bem.

Mais qual a explicação para a existência deles? Você já se perguntou?

Eles adiantam mesmo?

Nesse texto, falaremos um pouco a respeito disso. Enumeramos algumas das vantagens desse tipo de metodologia e falaremos sobre a maneira que ele pode fazer com que os alunos aprendam o conteúdo mais rapidamente.

5 motivos para apostar em desafios matemáticos

Desafio Matematico

1# – Eles auxiliam na explicação

Os tais desafios possibilitam uma explicação mais pormenorizada, ajudam no cuidado com o passo a passo. Como já dissemos, as crianças precisam de explicações bem claras, já que estão apenas começando a se familiarizar com esse conteúdo. Para que elas entendam, é importante que cada ação do processo para se chegar ao resultado, seja minuciosamente explicada e o ensinamento pelos desafios favorecem isso.

2# – Auxiliam a visualização da resposta

Enunciados assim, por mais simples que sejam, como os clássicos “João comprou maçãs”, “Paulo vendeu chocolate” ajudam a criança a visualizar a resposta e entender como foi que se chegou até ela.

Os números por si só não dizem muita coisa. Funciona mais ou menos igual como quando você está explicando algo para uma pessoa e ela não está entendendo, então você cita um exemplo dessa situação para tentar ilustrar o que você está querendo dizer.

É mais ou menos isso que ocorre no caso dos desafios. Você está aplicando os números em uma situação hipotética.

3# – Recurso para intensificar a resposta

Matematico Desafio

Outro benefício desse recurso é que você poderá trocar o X da questão e mostrar aos alunos como funciona o raciocínio do exercício, para que eles não fiquem apenas com o conceito de maneira burocrática na cabeça.

Por exemplo, se em um exercício você perguntou quanto Maria obteve de lucro, no outro você pode perguntar quanto ela deixou de ganhar. Exercícios assim mostram como funciona todo o calculo que envolve o desafio e não apenas o desafio visto por uma ótica.

4# – Facilita a utilização de jogos a partir dele

Os desafios também podem proporcionar a utilização de jogos que podem ter o objetivo de estimular o aprendizado, de fortalecer o interesse. Eles são atraentes e ajudam a prender a atenção dos alunos de maneira lúdica e bem completa.

5# – Facilita a interação com a sala

Também esse método possibilita ao professor questionar a sala a respeito do exercício, pedir que eles respondam o tipo de conta que deve ser feito, enfim, incentivar a participação da sala em geral.