Os brasileiros já tiveram graves problemas relacionados à inflação. Na década de 90, ir ao supermercado era motivo de tristeza para a maioria das famílias: a cada nova compra, os produtos que faziam parte da cesta básica estavam cada vez mais inflacionados.

Nossos pais sempre comentavam, o noticiário fala sobre a tal da inflação quase que diariamente. Mas, como ela funciona? Quais são seus prejuízos? Para entender um pouco sobre esse desequilíbrio financeiro, temos que recorrer aos ensinamentos da Matemática.

Entenda o caso

Inflação atinge setor da alimentaçãoVamos tratar de alguns exemplos para que o conceito de inflação fique mais claro para você. Joãozinho recebe, todo mês, uma mesada de R$ 150,00. Para isso, ele auxilia os pais nas atividades da casa. Ajuda a lavar a louça, limpa a casa, cuida do jardim e assume algumas outras tarefas, como o descarte e a separação do lixo.

Quando Joãozinho recebe os R$ 150,00, reserva R$ 50,00 para utilizar em compras e brinquedos no shopping center. O valor que “sobra” é depositado em um banco, pois Joãozinho quer comprar um tablet super moderno.

O valor reservado para o lazer de Joãozinho é distribuído por gastos em todo o mês. Ele sempre faz retiradas do “caixa” nos finais de semana. Quando vai ao cinema, chega a assistir dois a três filmes por mês. Saiba como ficam distribuídas as despesas:

Alimentação = R$ 20,00
Sessões de cinema = R$ 16,00
Entradas no setor de jogos = R$ 14,00

Quando a inflação afetou Joãozinho

Essas contas de Joãozinho funcionavam muito bem. Até que, em um determinado mês, faltou dinheiro para que ele assistisse aos seus filmes maravilhosos. Só havia sobrado a quantia de R$ 3,00 para ir ao cinema. A sessão custaria um pouco mais que isso e não houve condições de ver seus filmes prediletos na telona naquela ocasião. Muito surpreso, Joãozinho foi refazer todas as contas e procurar saber onde estaria o erro das finanças.

Alimentação = R$ 24,00
Entradas no setor de jogos = R$ 15,00
O que é inflação?Sessões de cinema = R$ 8,00

Quando fez a comparação dos gastos do mês corrente com as finanças dos meses anteriores Joãozinho confirmou que os valores investidos no lanche e nos joguinhos eletrônicos tinham aumentado consideravelmente. Nesse sentido, para que ele conseguisse comprar as entradas do cinema, iria ter que gastar mais R$ 5,00. A reserva de R$ 50,00 já não bastava para cobrir os gastos com a diversão de Joãozinho.

Essa elevação, essa subida nos preços dos produtos e serviços é a tal da chamada inflação. Ela faz com que o nosso dinheiro fique desvalorizado. Como percebeu bem o Joãozinho. No caso dele, as elevações foram observadas especialmente na área da alimentação. E é justamente por tratar de algo tão essencial a todas as famílias que a inflação está tão presente nos noticiários. Afinal de contas, todo brasileiro precisa do feijão com arroz diariamente em suas mesas.

E aí, ficou claro o conceito de inflação? Quais são suas dúvidas? Participe, colabore e apresente suas sugestões!