Lá no começo da história da humanidade os homens se comunicavam por meio de sinais, desenhos e sons. Era muito parecido com a comunicação em Libras que é usada entre os deficientes visuais, atualmente.

Antigamente, não se usava a escrita, os desenhos eram feitos em madeira, pele de animais e mais tarde em papel. Com o passar do tempo, os sons foram se transformando em palavras, surgindo à linguagem falada. Os desenhos então se transformaram em escrita.

O homem foi evoluindo e sentiu a necessidade de contar os objetos, pessoas, animais e tudo mais ao seu redor.  Sendo assim, ele criou os números. Esses números representavam uma quantidade e para expressa esses números, o homem usou mais uma vez símbolos.

A necessidade de contar

Primeiramente, o homem primitivo usava como símbolo para sua marcação um pedaço de madeira em que fazia um traço para cada animal que era abatido. Portanto, cada animal abatido correspondia a um traço. O homem para contar fazia correspondência, ou seja, estabelecia correspondência entre um conjunto de objetos e outro conjunto, dessa forma sabia quantas coisas possuía. Exemplo animais, objetos, quantidade de alimentos, etc.

O homem primitivo fazia essa mesma correspondência quando sentiu a necessidade de criar animais. Para saber a quantidade de animais que possuía tinha que contar e usava objetos como pedras, para saber se o seu rebanho tinha aumentado ou diminuído. Foi nesse momento que surgiu a ideia de somar e diminuir fazendo a correspondência um a um. A cada pedra que o homem primitivo contava era equivalente a um animal. Vamos entender melhor! Pense!

Há correspondência um a um entre os dedos de sua mão direita e os dedos de sua mão esquerda? Na sua sala de aula há correspondência um a um entre os alunos e as carteiras da sua sala?

Contagem

Número e numeral

Já sabemos então que os números foram criados pelo homem a partir da contagem que fazia no seu dia-a-dia.

Para exprimir a ideia de quantidade usamos o número. Esse número foi representado por um símbolo que chamamos de numeral.  Como, por exemplo, para contar ovelhas, ou gado de seu rebanho o homem uso palavras para expressar o número e símbolos para expressar os numerais: palavra – um, dois, três e símbolos – 1, 2, 3. Dessa forma, usamos numerais para representar os números.

O que é um sistema de numeração?

Um sistema de numeração é um conjunto de símbolos e regras que permitem representar qualquer número.

Existem vários exemplos de numerais de sistema de numeração como o sistema de numeração egípcio, o sistema de numeração babilônico, o sistema de numeração romano. Esse último sistema ainda é ensinado nas escolas, pois ele ainda é usado em marcação de textos, usado em relógios. Exemplo:

Símbolo romano

Símbolo atual