Não se sabe ao certo a origem das formas geométricas, mas sabe-se que foi em uma época muito distante da nossa, onde o ser humano por suas necessidades começou a pensar e a criar formas dando origem aos objetos.

Alguns registros históricos indicam que as formas geométricas foram usadas para a construção da pirâmide de Gizé, no Egito e o papiro de Rhind.

Outros registros mencionam a necessidade de usar as formas geométricas como forma de medida para o cálculo de área, assim como fizeram os babilônios, os egípcios e mais tarde os gregos.

As ciências que estudamos estão relacionadas entre si, não conseguimos entender as formas geométricas sem relacionarmos o desenho e o cálculo. A relação entre o abstrato com o concreto, as ideias com as imagens.

Conhecendo as formas geométricas

No início da educação infantil a criança precisa se localizar no tempo e no espaço. Iniciamos com noções sobre as formas geométricas relacionando as formas com os objetos e brinquedos do dia-a-dia da criança.

Na escola, deve-se explorar o espaço da sala de aula através dos formatos dos objetos como a cadeira, a janela, a porta, o armário, o quadro-negro, o caderno, entre outros.

Aos poucos, a criança vai adquirindo o conhecimento dos nomes das formas geométricas relacionando com os objetos aprendidos e conhecidos.

Exemplo: na figura de um palhacinho o chapéu é semelhante à figura de um triângulo, o nariz é semelhante a um círculo e assim por diante.

Ensinando com os brinquedos

Brinquedos para encaixe

Objetivo – Os brinquedos para encaixe estimulam a percepção das formas e das cores, além de desenvolverem a coordenação motora, a noção espacial e o raciocínio lógico.

Podemos utilizar os brinquedos de encaixe para exercícios de iniciação da escrita e também estimulando a criatividade para o desenho livre.

Encontramos vários tipos de brinquedos para encaixe: em formato de carro, palhaço, animais, frutas e muitos outros.

Montando Quebra-cabeça

Objetivo – montando quebra-cabeça a criança desenvolve o raciocínio lógico, a coordenação motora, a criatividade, a percepção das formas ao juntar as peças e a curiosidade para visualizar a figura montada.

Dependendo da faixa etária da criança prefira o quebra-cabeça confeccionado de E.V.A e os que possuem desenhos em formas geométricas.

Pintar, recortar e colar

Objetivo: nessa atividade a criança deve pintar e recortar o desenho. Colar as partes do desenho formando um todo. O desenho deve ter formas geométricas em que a criança deve montar as partes chegando ao todo.

Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina, ideia de todo e partes, raciocínio lógico e a percepção das formas e cores.

Multiblocks

Multiblocks são blocos de madeira colorido em que as crianças aprendem as formas brincando. Os blocos possuem as formas geométricas e é possível inventar e criar objetos como carrinhos, castelos, casinha, etc.

Objetivo: estimula a criança desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a coordenação motora, noção de espaço, equilíbrio e as formas geométricas.

Teatro com o corpo

Essa atividade pode ser realizada na escola com a ajuda do professor. As crianças desenham e pintam as formas geométricas e interpretam as formas. A professora juntamente com os alunos desenvolvem os textos.

Objetivo: desperta a criatividade, desenvolve a narrativa e a linguagem, explora e fixa as formas geométricas e os movimentos com o corpo.

Com criatividade você pode inventar várias brincadeiras com as formas geométricas e seus conceitos!