A matemática está entre uma das matérias mais temidas pelos alunos, e isso em qualquer idade. Ela recebe a fama de ser difícil, por conta das contas que com o tempo vão ficando cada vez mais ricas em detalhes.

Existem diversas matérias que estão entre as mais utilizadas em provas, como os vestibulares e também os concursos públicos. Entre elas, uma das mais conhecidas é a fatoração de expressão algébrica.

Antes de qualquer coisa, para conseguir realizar a matéria, é necessário primeiramente entender o que é a fatoração. E fatorar nada mais é do que representar um determinado número de outra maneira. E para conseguir fazer isso é necessário utilizar a multiplicação. Com isso, a fatoração ajuda a escrever um número ou também uma expressão algébrica como um produto de outras expressões. Dessa forma, é importante e necessário entender cada tipo de fatoração para que consiga fatorar qualquer tipo de expressão algébrica.

Fatoração

Assim, um bom exemplo que é fácil de entender, é que o número 30 pode ser representado de outras maneiras. Isso quer dizer que ao ser fatorado ele também pode ser representado da seguinte forma: 30 = 2.3.5. Esta nada mais é do que uma conta de multiplicação, que quando realizada tem como resultado o número 30. E isso também dá para fazer com todos os números. Não se passa de apenas maneiras diferentes que conseguem chegar no resultado do mesmo número.

Esta é uma das matérias menos complicadas da matemática, que não necessariamente exige um raciocínio rápido. Somente é preciso entender o processo, para que se torne mais simples e fácil. Durante o ensino fundamental, a fatoração de expressão algébrica é uma matéria que está presente nas escolas, e continua até o ensino médio.

Como funciona a fatoração de expressão algébrica

A fatoração de expressão algébrica, também são meios para conseguir representar o mesmo resultado. Elas muitas vezes não envolvem apenas os números, mas também as letras. Um exemplo é para fatorar a expressão x2 – 4. No primeiro momento pode parecer um tanto quanto assustador por conter uma letra e ainda elevada ao quadrado. Mas, somente consiste em determinar quais expressões algébricas é necessário para conseguir multiplicar e obter o mesmo valor. Dessa forma, basta analisar que (x+2).(x–2) resulta na expressão inicial, ou seja, (x+2).(x–2) é a fatoração de x2 – 4. O raciocínio consiste em pensar em diversos tipos de probabilidades para conseguir chegar na mesma expressão.