Desde tempos muito antigos a profissão de enfermeiro era largamente reconhecida por todos os que cuidam e protegem as pessoas doentes, principalmente idosos e deficientes, já que nesta época, estas atitudes poderiam garantir ao homem uma manutenção de sua sobrevivência. A partir desta época, e por muitos séculos, a enfermagem estava devidamente associada ao trabalho feminino, este totalmente caracterizado pela prática de cuidar de grupos primitivos.

Com o passar do tempo o trabalho começou a ser associado ao reconhecimento da prática, já em torno do século XVI a Enfermagem começa a ser vista como uma atividade diferenciada e institucionalizada e no século XIX vista como Enfermagem moderna na Inglaterra.

Durante os últimos três séculos, muitos nomes da enfermagem mundial se tornaram grande referência da história da profissão, e ensinamentos que sua prática pudesse propagar através dos tempos. Entre algumas personalidades imortalizadas temos Florence e Ana Néri, que servem como uma fonte de inspiração para os profissionais, estudiosos, romancistas e interessados nesta profissão.

Devido a este largo reconhecimento, foi criado o Dia Mundial do Enfermeiro para que se pudesse homenagear o ato de heroísmo deste profissional.

Origem e curiosidades sobre a data

Enfermagem do trabalho

Desde o ano de 1965 o Dia Internacional da Enfermagem é celebrado no mundo. Em contrapartida, de forma oficial, esta é uma data que apenas é estabelecida a partir de 1974 em uma decisão estabelecida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros.

A data de 12 de maio, foi escolhida como uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, que foi considerada como a mãe da enfermaria moderna. Ela que era inglesa, nasceu em Florença e aos 17 anos optou por ser enfermeira acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

A guerra da Crimeia, onde o Reino Unido participou entre os anos de 1853 e 1856 fez com que o trabalho tenha se tornado mais reconhecido, e ela foi chamada de Dama da Lâmpada, este que era um instrumento muito utilizado por ela, durante a noite para ajudar os feridos.

Florence acabou fundando a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra no ano de 1860.

Aqui no Brasil a data foi instituída por Getúlio Vargas, mas a celebração ocorre como a Semana da Enfermagem que começa no dia 12 de maio e termina no dia 20 de maio.