O livro infantil é tão importante que ele tem uma data especial? No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.

Você sabia que essa data foi escolhida para homenagear o nosso grande escritor brasileiro Monteiro Lobato?

Quem é Monteiro Lobato?

José Bento Monteiro Lobato nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté. Era filho de fazendeiro. Cresceu no sítio com seus pais e desde pequeno já apresentava habilidades para escrever e para desenhar. Aos 17 anos, com o falecimento de seus pais, veio para São Paulo. Estudou e se formou em bacharel em direito, foi promotor público, editor e escritor.  Em 1918, fundou a primeira editora brasileira a Monteiro Lobato & Cia, que mais tarde se chamou de Companhia Editora Nacional. Era defensor das causas nacionalistas e estimulava a literatura brasileira.

Monteiro Lobato criticava outros artistas que defendiam os estilos e obras europeias. Ele retratou em suas obras personagens ligados ao folclore brasileiro, às diversas lendas, os costumes da roça e de pessoas de vida simples.

Monteiro Lobato escreveu muitos livros para crianças e também para adultos. Suas obras e histórias fazem parte do universo das crianças e dos adultos. Sua obra mais conhecida é o Sítio do Pica-pau amarelo.

Adorava a leitura e via nos livros uma forma de mudar o mundo, principalmente, quando escrevia para crianças. A criança tem uma forma de ver as coisas e o mundo com um jeito diferente e especial. Entendia que a leitura era uma forma importante de conhecer o mundo e as pessoas.

Agora que conhecemos sobre a vida desse grande e ilustríssimo escritor que tal aprendermos mais sobre a importância da leitura. Você sabe qual a importância da leitura para as pessoas?

Literatura Infantil

A importância da Leitura Infantil

A leitura é muito importante para:

• Descobrir coisas novas;
  • Diversão e entretenimento;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Criar personagens, montar lindos cenários, usar linguagem e texto em um mundo só seu;
  • Desenvolver a inteligência e o raciocínio;
  • Conhecer sobre as pessoas e coisas do passado;
  • Acesso à informação;
  • Enriquecimento de vocabulário;
  • Aquisição de conhecimento sobre novas culturas e hábitos;
  • Interpretação de texto;
  • Ser um ato prazeroso e didático.

Sendo a leitura um agente tão enriquecedor e tão importante para o aprendizado e desenvolvimento de qualquer ser humano, seja você criança ou adulto, deixo alguns títulos de livros publicados pelo nosso escritor como sugestão de leitura.

Sugestão de leitura

Além do clássico o Sítio do Pica-Pau amarelo, há: História do mundo para as crianças, Geografia de Dona Benta, Memórias da Emília, Novas reinações de Narizinho, Jeca Tatuzinho, A caçada da onça, Fábulas de Narizinho, O Gato Félix, A pena de papagaio, Alice no País dos Espelhos, Contos de Fadas, Urupês, Ideias de Jeca tatu, Mundo da Lua, O macaco que se fez homem, Negrinha e muitos outros.

A prática da leitura deve ser estimula nas crianças pelos pais, e na escola, pelo educador.

Uma grande dica é dar livros de presente! Doe seus livros usados! O mundo da leitura é mágico e encantador!