Na escola, temos que aprender muitas coisas que não gostamos, pois elas são importantes para o dia-a-dia e nos tornam um cidadão mais completo. Em contrapartida, aprender aquilo que não queremos se torna mais complicado e difícil.

Escrever é uma delas. Principalmente para quem tem facilidade com exatas, humanas parece ser bastante complicada. Desenvolver o lado abstrato da mente para criar conteúdo não parece uma tarefa fácil. Até mesmo para quem gosta de escrever, quando não há o costume, fica complicado criar grandes textos informativos.

Mas relaxe, pois tudo tem uma ótima saída, e isso que mostraremos neste artigo!

3 dicas para escrever melhor

Como podemos melhorar as nossas redações

É muito comum ouvirmos pessoas dizerem diariamente que escrever é um dom, precisa nascer com a criatividade e com a habilidade de redigir sempre mais e mais. Isso não é verdade! Muito pelo contrário, escrever é treino. Quanto mais treinar, melhor vai escrever.

Ninguém nasce falando, nem andando. Todos vão evoluindo aos poucos, assim como na arte da escrita. As chances de o seu primeiro livro ser um best-seller são mínimas; mas as chances do seu vigésimo livro ser ótimo são altas.

Então, confira abaixo 3 dicas para você se tornar um grande escritor e fazer bonito nas aulas de português!

1# – Pratique sempre

Sem prática, não há avanço. Não é somente a matemática que precisa de tempo e testes; redação também. Ninguém se torna um escritor de sucesso da noite para o dia. Primeiro é preciso escrever boas histórias, verificar os erros, melhorar e continuar neste ritmo.

Quem tem dedicação, alcança bons resultados. Caso você ache que escreva mal, passe a escrever mais, assim pegará mais afinidade com a criatividade e argumentação.

2# – Nunca pare de ler

Para escrever boas histórias, é importante ter lido ou ouvido boas histórias. Não tem como tirar boas ideias do vazio! A partir do momento que você começa a estudar mais, ler mais livros de ficção, biografia ou qualquer outro gênero, ideias vão aparecendo a mente.

Além disso, ver as diferentes formas que os escritores levam o enredo é importante para implementá-las no seu livro. Quando ler, preste atenção nas peculiaridades, como divisão dos capítulos, tamanho dos mesmos, linguagem e utilização das pontuações.

3# – Peça ajuda ao professor

Mesmo que escrevamos todos os dias e sempre treinando, alguns erros nós não perceberemos e corremos o risco de acostumar a errar com frequência. Principalmente gerúndio, que não é errado, mas feio, quando praticado dia após dia, fica muito difícil largar.

Este e outros problemas podem ser evitados se utilizarmos o nosso professor de literatura ao nosso favor. Caso ele seja legal com você, além das lições, leve também textos que você faz em casa. Ao ler, sem dúvidas ele perceberá muitas partes que poderiam ser evitadas e corrigidas.

Não tenha medo ou vergonha de perguntar ao professor sobre suas dúvidas. Todo educador ama auxiliar seus alunos, pois é o trabalho deles, e paixão, tornar as crianças e adolescentes pessoas melhores.

Quem sabe depois você não coloca uma dedicatória a ele, não é mesmo?